E facturas

e facturas

Quanto tempo deve guardar as faturas?

Pelo menos até confirmar que as despesas estão todas validadas e que foram bem inseridas no e-fatura. No entanto, caso tenha de registar uma fatura que não tenha sido comunicada pelo comerciante (ver pergunta 4), fica obrigado a conservar a fatura por um período de quatro anos, para mostrar à AT, caso seja solicitado.

Como registrar faturas no e-fatura?

Tenha consigo a fatura em papel, aceda ao e-fatura, consulte o menu “Faturas”, clique em “Registar faturas” e insira a informação solicitada. Veja aqui como registar faturas, passo a passo.

Como fazer a autenticação de uma fatura?

De seguida, faça a sua autenticação, inserindo o seu NIF e a sua senha de acesso. Verifique se as faturas que guardou ao longo do ano foram devidamente comunicadas pelas empresas e, nos casos em que se aperceba da ausência de alguma, registe-a.

Como funciona a fatura de compra de combustíveis?

As faturas relativas à compra de combustíveis podem e devem ser declaradas no Portal das Finanças, como qualquer outra despesa, e são consideradas na tributação como qualquer outra fatura que tenha o seu número de contribuinte.

Qual o período mínimo para guardar faturas?

O período mínimo para guardar faturas varia entre seis meses e cinco anos. As faturas de serviços públicos essenciais, como telefone, Internet, água, luz e gás, devem ser guardadas durante seis meses.

Quanto tempo devem ser guardadas as faturas de saúde?

Os comprovativos de pagamento de despesas destes profissionais também devem ser guardadas pelo menos durante dois anos. As faturas de saúde devem ser guardadas durante três anos pois este é o prazo que as instituições públicas têm para reclamar pagamentos. Se não tiver guardado os comprovativos não tem como provar que efetuou os pagamentos.

Quanto tempo dura o comprovativo de fatura?

Mas, atenção para este ponto, se precisar de inserir algum desses documentos manualmente, então o respetivo comprovativo deve ser guardado durante quatro anos. Caso o comerciante venha a carregar a fatura, e esta depois apareça em duplicado no seu e-fatura, já pode desfazer-se do comprovativo em papel.

Quanto tempo devo guardar as faturas do meu imóvel?

Seis meses é, igualmente, o tempo mínimo para guardar faturas relativas a despesas de alimentação e alojamento. No entanto, se quiser apresentar estes gastos no IRS, o prazo é diferente, conforme explicamos mais à frente.

Como cadastrar a minha fatura?

Depois de entrar na sua página pessoal do e-fatura, clique em “Registar Faturas”, dentro do menu “Faturas”. Abrir-se-á uma página onde aparecerá, de forma automática, o seu NIF e nome completo.

Como registrar faturas no e-fatura?

Para conseguir registar faturas é necessário, em primeiro lugar, aceder ao portal online E-fatura. Posteriormente, selecionar Menu, seguido da opção Consumidor, para depois se proceder à autenticação.

Como proceder ao registo da fatura?

Nestes casos, é necessário proceder ao seu registo manualmente. Após aceder ao portal E-Fatura, deve ser escolhida a opção Faturas, seguida de Consumidor e, finalmente, Registar Faturas. Posteriormente, é necessário acrescentar o NIF do comerciante, data de emissão, tipo e número da fatura, total e taxa de IVA aplicável.

Como realizar a validação de faturas?

O prazo para realizar a validação de faturas termina no dia 25 de fevereiro, podendo, não obstante, reclamar algumas faturas após ter passado o prazo ou ainda preencher a declaração do IRS manualmente. Para conseguir registar faturas é necessário, em primeiro lugar, aceder ao portal online E-fatura.

Postagens relacionadas: