Pastilhas de iodo

pastilhas de iodo

Quando é indicado o suplemento de iodo?

O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Como foi descoberto o iodo?

O iodo foi descoberto pelo químico francês Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas, não continuando com suas investigações por falta de dinheiro. Posteriormente, o químico inglês Humphry Davy e o químico francês Gay-Lussac estudaram em separado a substância e terminaram identificando-a definitivamente como um novo elemento.

Qual a importância do iodo para o organismo?

O iodo é um mineral essencial para o organismo, servindo para diversas funções, sendo as principais: Formar os hormônios T3 e T4 pela tireoide, prevenindo doenças relacionadas com essa glândula, como hipertireoidismo, bócio e câncer; Promover o crescimento fetal e o desenvolvimento do sistema nervoso;

Qual é o teor de iodo nos alimentos?

O teor de iodo nos alimentos varia muito devido à umidade do solo, irrigação e fertilizantes. Ele geralmente é baixa em áreas que são erodidos ou estão distantes dos oceanos, a fonte da maior parte do iodo do mundo.

Quais são os melhores suplementos à base de iodo?

Um famoso suplemento à base de iodo é o lugol, que também carrega outros minerais na sua formulação. É uma tintura que se dilui na água antes de ser ingerir. Muitas pessoas recorrem a ela para evitar ou tratar problemas na glândula tireoide.

Quais são os benefícios do iodo?

Existem muitos benefícios do iodo, um mineral bem importante para o organismo humano. Ele é necessário para que as células transformem alimento em energia, para a função normal da glândula tireoide e para a síntese dos hormônios da tireoide. Embora precise do mineral, o organismo não é capaz de produzi-lo ou armazená-lo.

Quais são as consequências da suplementação de iodo para adultos?

A suplementação de iodo para adultos não deve ultrapassar 1100 mcg por dia, isso porque quantidades excessivas de iodo podem causar náuseas, dor no estômago, dor de cabeça, corrimento nasal e diarreia. Em pessoas mais sensíveis, ele pode causar inchaço nos lábios, febre, dor nas articulações, coceira e hemorragias.

Quais são os alimentos ricos em iodo?

Os alimentos com iodo são, principalmente, os alimentos de origem marinha, como peixes, frutos do mar e mariscos. O sal iodado é também uma das principais formas de ingerir iodo, porém, não deve ser ultrapassada a quantidade de uma colher de chá por dia. Veja mais exemplos de Alimentos ricos em iodo.

Quais são as principais funções do iodo?

O mineral é reconhecido por regular os hormônios, contribuir no desenvolvimento fetal e diversas outras funções importantes para o organismo. Neste artigo explicamos as principais funções do iodo, bem como as consequências de sua deficiência. Siga a leitura e saiba mais sobre o tema. Iodo: para que serve?

Qual a importância do iodo para a saúde?

Por mais que ele esteja amplamente relacionado à glândula tireoide, são diversas as atividades que o mineral desempenha em nosso organismo. O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina – T4 e também a Tri-iodotironina – T3.

Qual a importância do mineral iodo para o organismo humano?

O desenvolvimento do bócio, doença que causa o aumento da glândula da tireóide (hipotireoidismo), é a principal conseqüência da falta de iodo. Esta enfermidade se caracteriza por fraqueza muscular, redução na taxa metabólica basal, redução do crescimento, alterações de pele e pêlos.

Quais são as atividades que o iodo desempenha em nosso organismo?

O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina - T4 e também a Tri-iodotironina - T3. Não é possível produzir tais substâncias sem o aporte adequado de iodo.

Postagens relacionadas: