Picada vespa asiatica

picada vespa asiatica

Quais são as consequências da picada de uma vespa asiática?

O primeiro sintoma da picada da vespa asiática é uma dor aguda, como uma enorme alfinetada. Logo depois, sente-se um forte ardor, semelhante ao que produz uma queimadura. Em seguida, uma grande área da pele é inflamada e a dor dura em média 24 horas.

Quais são os cuidados para picadas de vespa?

No caso de ser picado e ficar com urticária (babas e comichão) generalizada a todo o corpo, deve recorrer a um serviço de urgência para administração de anti-histamínico e corticosteróide endovenosos.

Como se preparar para as vespas asiáticas?

A vespa-asiática causa menos de 20 mortes por ano na Europa e apenas 40 na Ásia, seu local de origem. A melhor maneira de se preparar é estar ciente de que as vespas estão se defendendo de seus agressores. Portanto, não tente provocá-las, manipulá-las ou capturá-las por conta própria.

Qual é o tamanho da vespa asiática?

A vespa-asiática é de cor escura, com uma cabeça amarelo-alaranjada e faixas pretas ao longo do corpo. Seu tamanho é de aproximadamente 3 centímetros, por isso é uma vespa bastante grande, em comparação com as outras. Por outro lado, é uma espécie invasora capaz de deslocar outras e afetar o ecossistema.

Quais são as consequências da picada da vespa-asiática?

A picada da vespa-asiática causa dor intensa e inchaço local, mas geralmente não leva a problemas mais graves. No pior dos casos, pode causar uma reação muito perigosa para o paciente. Originária da Ásia, a vespa-asiática ( Vespa velutina) tem obtido sucesso em sua multiplicação e expansão.

Qual é o tamanho da vespa asiática?

A vespa-asiática é de cor escura, com uma cabeça amarelo-alaranjada e faixas pretas ao longo do corpo. Seu tamanho é de aproximadamente 3 centímetros, por isso é uma vespa bastante grande, em comparação com as outras. Por outro lado, é uma espécie invasora capaz de deslocar outras e afetar o ecossistema.

Como tratar a picada da vespa?

Se tem comichão, aplique gelo ou uma pomada de venda-livre comprada na farmácia para aliviar o sintoma. Outra opção passa por tomar um anti-histamínico; Para reduzir o edema aplique gelo na lesão. E se for alérgico? Geralmente a picada da vespa provoca apenas uma reação local, com dor, comichão, vermelhidão e inchaço no local da picada.

Como reduzir o inchaço após uma picada de vespa?

O gelo ajuda a reduzir o inchaço que pode ocorrer após uma picada de vespa. Vinagre de maçã: é necessário molhar o algodão no vinagre e aplicá-lo na área da picada por 5-10 minutos. Isso ajuda a aliviar a dor porque o ácido no vinagre neutraliza o veneno.

Como saber se uma vespa é asiática?

Se encontrarmos uma vespa grande, como podemos ver se é asiática? E o que é mais aconselhável fazer? A vespa-asiática ( Vespa velutina) é uma espécie que se identifica bastante bem por ter as patas amarelas e o corpo bastante escuro com um segmento laranja no abdómen.

Como a vespa asiática se adapta em ambientes urbanos?

E se sim, sabe-se de que forma? A vespa asiática é uma espécie que se adapta bem em ambientes urbanos. Os ninhos não se encontram só no topo das árvores, também é possível encontrá-los no solo, em muros, telheiros, alpendres, varandas, barracões, pelo que o contacto com as pessoas é uma realidade e todos os anos há pessoas que são picadas.

Como se livrar de vespas?

Os remédios caseiros para se livrar de vespas são excelentes opções para quem deseja se livrar desses insetos perigosos. Constantemente confundidos com abelhas, as vespas são consideradas pragas em diversos lugares do planeta. Apesar de não prejudicarem plantações como os gafanhotos, elas possuem um veneno extremamente forte.

Qual é a espécie mais parecida com a vespa asiática?

A espécie mais parecida com ela em Portugal é a vespa-europeia ( Vespa crabro), que apresenta uma coloração mais amarelada, tem as patas pretas e é ligeiramente maior do que a vespa-asiática.

Postagens relacionadas: