Aldeias históricas

aldeias históricas

Quais as principais características das Aldeias Históricas?

Feitas de granito e xisto, as aldeias históricas conservam histórias de conquistas e tradições antigas e deslumbram pelas paisagens, património e simpatia das gentes que as habitam.

Por que visitar as aldeias históricos de Portugal?

Esta aldeia medieval, que recebeu o primeiro foral da mão de D. Afonso Henriques em 1169, é um verdadeiro museu a céu aberto e deambular pelas suas ruas e ruelas, ladeadas de casas de granito, é uma verdadeira viagem no tempo.

Qual é a aldeia mais Portuguesa de Portugal?

Monsanto é uma das minhas aldeias históricas de Portugal preferidas. É também considerada a aldeia mais Portuguesa de Portugal, título esse que quase por si só nos convida a visitá-la. Falando um pouco da história da região, trata-se de um local muito antigo, já que foram encontrados vestígios da presença humana desde o paleolítico.

Quais são as portas da aldeia de São Paulo?

Está rodeada por muralhas construídas há vários séculos para proteger a aldeia dos inimigos. As muralhas tinham 8 torres que foram destruídas no grande terramoto de 1755, mas mantêm as 5 portas: a porta da aldeia, a da guarda, a do sol, a da traição e a porta D.Sancho.

Quais são as principais características das aldeias históricocas de Portugal?

Algumas das Aldeias Históricas de Portugal, a maior parte, destacam-se pela sua arquitectura militar, são maioritariamente aldeias fortificadas. Outras destacam-se pela peculiaridade das construções e pela riqueza histórica e cultural.

Qual é a aldeia mais Portuguesa de Portugal?

Conhecida como “A aldeia mais portuguesa de Portugal”, graças ao estatuto alcançado num concurso do Estado Novo, em 1938, a Aldeia Histórica de Monsanto é realmente um dos lugares mais genuínos do país. Ergue-se a mais de 750 metros de altitude, numa das maiores e mais impressionantes formações geológicas do país.

Quais são as portas da aldeia de São Paulo?

Está rodeada por muralhas construídas há vários séculos para proteger a aldeia dos inimigos. As muralhas tinham 8 torres que foram destruídas no grande terramoto de 1755, mas mantêm as 5 portas: a porta da aldeia, a da guarda, a do sol, a da traição e a porta D.Sancho.

Quais são as principais características da aldeia de Marialva?

Apenas a 7 km de Meda encontra-se Marialva, uma das pequenas aldeias históricas de Portugal que o vai fazer descobrir as raízes da história deste país. Povoada pelos Lusitanos, romanos e árabes, foi finalmente conquistada por D. Fernando em 1063. Marialva é uma aldeia autêntica com ruas rodeadas por edifícios que sobreviveram ao tempo.

Quais as aldeias mais bonitas de Portugal?

Fomos à procura das aldeias mais bonitas de Portugal, desde as famosas aldeias de xisto às comunidades piscatórias, de Norte a Sul do país e sem deixar as Ilhas de fora.

Por que escolher as aldeias de Portugal?

Por tudo isto, as aldeias de Portugal guardam em si a essência daquilo que somos enquanto povo. De Norte a Sul de Portugal, é nas aldeias que ainda se sente e se vivencia a parte mais genuína de nós próprios. Para elaborar esta lista, optámos por escolher as aldeias mais bem preservadas, mais autênticas e genuínas.

Por que visitar as aldeias?

As aldeias são pedaços da histórias do nosso país e visitá-las é, muitas vezes, um autêntico regresso ao passado. De vez em quando sabe bem recordar as nossas origens, relembrar hábitos e tradições dos nossos avós e sentir que estamos, realmente, em casa.

Por que as aldeias de Portugal guardam em si a essência daquilo que somos enquanto povo?

Por tudo isto, as aldeias de Portugal guardam em si a essência daquilo que somos enquanto povo. De Norte a Sul de Portugal, é nas aldeias que ainda se sente e se vivencia a parte mais genuína de nós próprios.

Postagens relacionadas: