Exodontia de dente

exodontia de dente

Quais são os dentes que podem ser utilizados na exodontia?

Os dentes excedentários – que são dentes que excedem o número normal de dentes, ou seja, são dentes a mais, também podem ser utilizados na exodontia, caso também seja preciso removê-los por causa de problemas estéticos ou de oclusão. Diante disso, as situações específicas em que é necessário adiar a extração ou evita-la, são os seguintes casos:

Quais são as causas da exodontia do terceiro molar?

Trismo: relaciona-se com a exodontia do terceiro molar devido a técnica anestésica inadequada, espasmo muscular por inflamação, reflexo antálgico, lesões da articulação causadas por manobras intempestivas durante a extração; Bacteriemias: presença de bactérias na corrente sanguínea;

O que fazer após a extração do dente?

Após a extração do dente a recuperação é rápida, não sendo necessário qualquer repouso, contudo deve evitar esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração, como por exemplo corrida, natação, musculação, entre outros;

Quais são os procedimentos complementares da exodontia?

Nesta são efetuados procedimentos complementares, nomeadamente odontosecção (secção da coroa do dente) ou osteotomia (remoção de osso adjacente), o que acontece com maior frequência nas exodontias de dentes inclusos ou semi-inclusos.

Como é feita a exodontia?

Durante o procedimento de exodontia essas ferramentas podem ser manuseadas por meio de três movimentos diferentes. Movimento de alavanca: usando a alavanca apical, posicionando-a de forma adequada para que, com uma pequena força contra a resistência do dente, a ferramenta consiga alavancar o dente para fora do alvéolo.

Quais são os movimentos exodônticos?

Movimentos exodônticos: Intrusão: rompe as fibras do ligamento periodontal e muda o centro da gravidade (para todos os dentes); Lateralidade: movimentos pendulares – primeiro para a cortical mais espessa, para um rompimento das fibras do ligamento; Rotação: apenas para os dentes unirradiculares – auxilia na dilatação e rompe o restante das fibras;

Quais são os instrumentos utilizados na exodontia?

Elevadores Seldin: composto por três peças, uma reta triangular número 2 e duas bandeirinhas denominadas de 1L (Left) - para o lado esquerdo e 1R (Right) - para o lado direiro. § Fórceps: São instrumentais utilizados na exodontia para remoção de dentes do osso alveolar e suas raízes.

Quais são as causas da exodontia do terceiro molar?

Trismo: relaciona-se com a exodontia do terceiro molar devido a técnica anestésica inadequada, espasmo muscular por inflamação, reflexo antálgico, lesões da articulação causadas por manobras intempestivas durante a extração; Bacteriemias: presença de bactérias na corrente sanguínea;

O que é a extração de dente?

O que é a extração de dente? A extração de dente consiste na remoção de um ou mais dentes. De forma resumida, há dois tipos de extração: a simples e a cirúrgica. A extração simples, o dentista faz a soltura do dente com uma alavanca bucal. Na sequência, o profissional usa uma pinça para remover totalmente o dente.

Como repousar após a extração do dente?

Repousar após a extração é essencial 1 - Evite falar muito. Após levantar da cadeira do dentista, é importante não fazer esforço com a região bucal. Assim, você contribui para que não fique com desconforto na área do dente extraído e até inchaço.

Por que consultar o dentista após a extração de dente?

O dentista pode gerar um novo sangramento e colocar um curativo para iniciar outro processo de cicatrização. Sem os devidos cuidados pós-operatórios, os pacientes podem apresentar complicações após uma extração de dente. Quando consultar o dentista após a extração de dente?

Quais os cuidados pós-operatórios após a extração de um dente?

O frio ajuda a diminuir a inflamação, prevenir hematomas e aliviar a dor. Por esse motivo, aplicar compressas de gelo no rosto, próximo à região operada, pode ajudar bastante. Você deve aplicar a compressa imediatamente após a cirurgia em intervalos não superiores a 10 minutos.

Postagens relacionadas: