Trufa branca de alba

trufa branca de alba

Onde fica a trufa branca?

A pequena cidade de Alba, no Piemonte, no norte da Itália, recebe centenas de culinaristas e curiosos atraídos pela aura mágica do ouro branco que eclode por aquelas bandas: a trufa branca.

Qual é a nobreza da trufas brancas?

Mas a nobreza dessa iguaria, apelidada para os íntimos de diamante da cozinha , o torna totalmente compreensível. Quando chega outono na região de Alba, no Piemonte italiano, é tempo de alegria para os caçadores de trufas brancas - fungos usados como uma espécie de tempero sobre pratos requintados, também conhecidos como tartufo bianco.

Qual a diferença entre trufas pretas e brancas?

Se as trufas pretas são mais resistentes às altas temperaturas e podem ser usadas no cozimento das receitas, as trufas brancas são consumidas cruas, laminadas sobre o prato já pronto, à mesa, para que posssamos apreciar o máximo dos seus aromas altamente voláteis. Imagem: Reprodução internet Cães são mais obedientes que porcos.

Quanto custa um quilo de trufas brancas?

Isso porque um quilo de trufas brancas pode custar 4.500 euros e não há pechincha que tire delas o sentido épico e raro que lhes rende o valor altíssimo.

Qual a diferença entre trufa branca e negra?

A principal diferença entre elas é o aroma e sabor. Sendo que a trufa branca possui um aroma mais agradável. Já a trufa negra exala um cheiro bem forte que lembra o cheiro do nosso bom e velho alho. Portanto, tem o poder de deixar qualquer pessoa com a boca salivando e com muito apetite.

Qual é o tamanho da trufa?

As trufas podem ser brancas ou negras e vão do tamanho de uma noz ao de uma batata média. “Os italianos dizem que a trufa é o ‘elo perdido’ entre o alho e o parmesão.

Quais são os tipos de trufas negras?

Os tipos mais conhecidos são a trufa branca ( Tuber magnatum ), a trufa negra ( Tuber melanosporum) e a trufa de verão ( Tuber aestivum ). A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. Possuem aspecto de mármore negro e bege.

Qual a diferença entre trufa de Verão e trufa da Borgonha?

A trufa de verão (Tuber aestivum) e a trufa da Borgonha (Tuber uncinatum) crescem por toda a Europa. São relativamente largas, indo de 2 a 10 centímetros de diâmetro. A variedade aestivum é colhida entre junho e setembro, enquanto a safra da uncinatum vai de setembro a dezembro.

Como são obtidas as trufas brancas e pretas?

As Trufas Brancas e Pretas, são obtidas por “caça” através de animais treinados, que têm a capacidade natural de cheirar o aroma da própria Trufa.

Qual é a diferença entre trufa negra e trufa branca?

Trufas negras e trufas brancas. As trufas brancas (Tuber magnatum) são o tipo mais raro e caro, e provêm principalmente das regiões Piemonte e Toscana de Itália, no noroeste e centro do país. O local de crescimento é onde as trufas brancas obtêm os outros nomes comuns da trufa Alba e da trufa piemontesa.

Qual é o sabor das trufas brancas?

Trufas brancas são suaves com uma ligeira tonalidade amarelada. São as mais picantes das duas, com um aroma a almíscar e um sabor a alho. Tanto o sabor como o cheiro das trufas brancas podem facilmente sobrecarregar um prato, por isso são geralmente microplaneadas com parcimónia sobre a massa ou usadas como guarnição.

Quais são os tipos de trufas?

Trufa negra e trufa branca Especialistas afirmam que existem aproximadamente70 tipos diferentesde trufas, sendo que as duas mais importantes são abranca, cujo nome científico é tuber magnatum, e a trufanegra, chamada de tuber melanosporum.

Em média, a produção de uma trufa recheada simples fica em torno de R$ 1, e o preço de venda costuma ser a partir de R$ 3,50. Quanto custa 1 quilo de trufa?

Qual a diferença entre trufas pretas e brancas?

Postagens relacionadas: