Mundo em festa alfena

mundo em festa alfena

Qual a origem do concelho de Alfena?

Entre Abril e Junho de 1838, a Câmara Municipal reuniu na Quinta de D. Helena, ou Quinta do Paço de Alfena. Em Dezembro de 1867, o Governo de Joaquim Augusto de Aguiar decreta uma nova Reforma Administrativa e Alfena é integrada num novo Concelho de Rio Tinto.

Quais são as principais vias da cidade de Alfena?

Alfena é também servida por outras vias importantes como a A 3 que liga Braga ao Porto, a A 28 que liga Viana do Castelo a Matosinhos, a Via Norte, e a A 42 que liga Alfena às cidades de Paços de Ferreira, Felgueiras, Chaves e Vila Real .

Quais são as principais atividades económicas praticadas em Alfena?

As principais actividades económicas praticadas em Alfena são a indústria, o comércio, agricultura, pecuária e avicultura.

Quais são as principais vias de comunicação da cidade de Alfena?

A41, Nó de Alfena Sul. Actualmente as principais vias de comunicação da cidade de Alfena são a N 105, de Porto a Guimarães e a N105-1 de Ermesinde a Alfena, onde ambas cruzam o centro urbano da cidade.

Qual é a origem do nome Alfena?

Na Idade Média, a freguesia era conhecida por S. Vicente de Queimadela, enquanto Alfena era um mero lugar daquela freguesia (o actual lugar da Rua, tomando esse nome por ser atravessado pela estrada real Porto-Guimarães). Alfena é nome único na toponímica de Portugal.

Qual é o nome da freguesia de Alfenas?

Em 7 de outubro de 1860, a Freguesia foi elevada a categoria de vila, como nome de Vila Formosa de Alfenas. A 15 de outubro de 1860, a vila passou à categoria de cidade,com o nome de Formosa de Alfenas, depois, a 23 de setembro de 1871, simplificado para Alfenas, para não confundir com outra de mesma denominação, em Goiás.

Qual é a área de Alfena?

Embora uns mapas atribuam, ainda, a Alfena uma área de 11,1 km² e outros lhe atribuam uma área de 12,8 km², em qualquer dos casos os limites estão errados. Os limites correctos e oficiais da cidade de Alfena, são os constantes do Tombo de 1689, que atribuem à freguesia uma área próxima dos 16 km².

Quais as primeiras referências ao território de Alfena?

O documento mais antigo referente a Alfena data de 1214 (cujo original se encontra no Arquivo Distrital de Braga) e nele, D. Etefanina (Estevainha), cita os “ Leprosis de Alfena et le Leprosis Portugali” (Domingos A. Moreira e Nuno Cardoso, 1973).

Quais as principais características de Alfena?

De grande utilidade, mas de nível um pouco secundário, temos a estrada Valongo – Cabeda e a estrada que liga Alfena a São Romão, permitindo alcançar outras direcções. As principais actividades económicas praticadas em Alfena são o comércio, agricultura, pecuária e avicultura.

Quais são as principais modalidades desportivas de Alfena?

ASPRECA -Associação de Preservação do Património Cultural Popular de Alfena ( Grupo de Danças e Cantares de Alfena) Gabinete de Inserção Profissional (Centro de Emprego, IEFP) Atlético Clube Alfenense que tem como principais modalidades desportivas o futebol, atletismo, ténis, basquetebol, futebol de salão entre outras. CSPA karaté. [ 10]

Qual a origem do concelho de Alfena?

Entre Abril e Junho de 1838, a Câmara Municipal reuniu na Quinta de D. Helena, ou Quinta do Paço de Alfena. Em Dezembro de 1867, o Governo de Joaquim Augusto de Aguiar decreta uma nova Reforma Administrativa e Alfena é integrada num novo Concelho de Rio Tinto.

Qual é o documento mais antigo que se conhece sobre Alfena?

O documento datado mais antigo que se conhece sobre Alfena data de 1214, e nele D. Estevaínha Soares da Silva (viúva de Martim Fernandes de Riba Vizela) refere-se aos « Leprosis de Alfena ».

Postagens relacionadas: