Bomba de calor casa

bomba de calor casa

Como funciona uma bomba de calor?

Uma bomba de calor retira energia (chamada calorias) da água, do ar ou do solo (dependendo do tipo de bomba de calor escolhida), e reinjecta-a em casa, quer directa quer indirectamente. Esta energia, presente no ambiente, passa através da bomba de calor, que irá aumentar a sua temperatura e redistribui-la no circuito de aquecimento.

Quais são as bombas de calor mais comuns em Portugal?

Em Portugal, as bombas de calor mais comuns são as ar-ar. Nestes equipamentos, a energia é transferida entre duas fontes de ar, ou seja, a energia do ar interior é encaminhada para o exterior ou vice-versa. Destacam-se aqui vários exemplos: os frigoríficos, as máquinas de secar roupa com bomba de calor e os aparelhos de ar condicionado.

Como as bombas de calor podem produzir água quente?

E a boa notícia é de que as bombas de calor são capazes de produzir água quente gastando duas ou três vezes menos energia elétrica do que os aquecedores/esquentadores elétricos correntes (tudo depende da eficiência energética e qualidade do equipamento, um fator a ter em especial atenção, no ato de compra).

Como funcionam as bombas de calor geotérmicas?

Para além das bombas de calor comuns, capazes de extrair calor ou frio do ar ambiente, existem também bombas de calor geotérmicas: um equipamento mais caro, envolvendo um longa “tubagem” que mergulha no solo (ou em superfícies de água como lençóis freáticos ou lagos) para extrair ou transferir calor para essas mesmas superfícies.

Quais são os tipos de bombas de calor?

São comercializadas em dois tipos: Bombas de calor ar-ar: libertam o calor do ar exterior através de um difusor centralizado ou por ventiloconvectores (também chamada “split”). Só permitem o controlo da temperatura da casa.

Como funciona uma bomba de calor monobloco?

Numa bomba de calor monobloco, todo o grupo de bomba de calor está situado junto do acumulador existindo apenas uma unidade. No entanto, e como vimos anteriormente, o ar cede o seu calor ao gás refrigerante da bomba de calor perdendo temperatura.

Como funcionam as bombas de calor reversíveis?

As bombas de calor reversíveis trabalham em qualquer direção para fornecer aquecimento ou ar condicionado (resfriamento) ao espaço interno. Eles empregam uma válvula de reversão para reverter o fluxo de refrigerante do compressor através das bobinas do condensador e da evaporação.

Qual a diferença entre ar condicionado e bomba de calor?

As mais conhecidas são os aparelhos de ar condicionado, que servem para aquecer e arrefecer o ar das casas. Mas uma bomba de calor também pode aquecer a água que se usa nos banhos e na cozinha, ou reunir as duas funções.

Como funciona a bomba de calor da EDP? As bombas de calor retiram o calor do ar e transportam-no para a água, funcionando como a tecnologia do ar condicionado para aquecer a água. Posso instalar uma bomba de calor em minha casa?

Qual a importância das bombas de calor para o aquecimento doméstico de água?

A tecnologia das bombas de calor pode agora ser aplicada ao aquecimento doméstico de água, com vantagens notórias, sobretudo em climas moderados como o português ou os da ponta sul do Brasil.

Como funciona uma bomba de calor?

Dentro da bomba de calor existe um circuito que contém um fluido ou gás refrigerante, um compressor elétrico e dois trocadores. Esse gás (muitas vezes é o freon) tem a capacidade de absorver calor e, ao ser comprimido, elevar sua temperatura, transferindo-o para o sistema de aquecimento.

Como funcionam as bombas de calor geotérmicas?

Para além das bombas de calor comuns, capazes de extrair calor ou frio do ar ambiente, existem também bombas de calor geotérmicas: um equipamento mais caro, envolvendo um longa “tubagem” que mergulha no solo (ou em superfícies de água como lençóis freáticos ou lagos) para extrair ou transferir calor para essas mesmas superfícies.

Quais são as desvantagens das bombas de calor em Portugal?

Bombas de calor em Portugal: a ideia certa! Os peritos concordam que um dos maiores inconvenientes das bombas de calor é a dificuldade de adaptação a temperaturas extremas. Quando as temperaturas atingem -10ºC, é recomendado um sistema de aquecimento de apoio. Uma grande desvantagem que não se aplica ao clima português!

Postagens relacionadas: