Circunferência

circunferência

O que é uma circunferência?

Circunferência é uma figura geométrica com formato circular que faz parte dos estudos de geometria analítica. Note que todos os pontos de uma circunferência são equidistantes de seu raio (r). Lembre-se que o raio da circunferência é um segmento que liga o centro da figura a qualquer ponto localizado em sua extremidade.

O que é circunferência de um plano?

Circunferência é um conjunto dos pontos de um plano cuja distância a um ponto dado desse plano é igual a uma distância (não nula) dada. O ponto dado é o centro e a distância dada é o raio da circunferência.

Qual é o diâmetro da circunferência?

Observe a circunferência: O ponto C é chamado de centro da circunferência, e observe que os pontos A e B pertencem a ela. O segmento que une os extremos da circunferência passando pelo centro é chamado de diâmetro. Na circunferência anterior, temos então que o diâmetro é o segmento AB.

Como calcular a área de uma circunferência?

Para calcular sua área, devemos multiplicar o quadrado do valor do raio por π. Quando calculamos a área da circunferência, estamos determinando a medida da superfície, ou seja, toda região no interior da circunferência. Exemplo. Determine a área de uma circunferência que possui raio igual 4 cm.

Qual a diferença entre circunferência e círculo?

A circunferência é uma região no plano formada por pontos todos equidistantes de um ponto fixo chamado de origem. O círculo é constituído por toda região no interior da circunferência.

O que é uma circunferência geométrica?

Circunferência é uma figura geométrica com formato circular que faz parte dos estudos da geometria. Note que todos os pontos de uma circunferência são equidistantes de seu centro.

Como fazer uma circunferência?

Calcule o comprimento da circunferência que possui raio igual a 4 cm (use π = 3,1): Calcule o comprimento da circunferência a seguir sabendo que o seu diâmetro é dado em cm. Sendo d = 12 cm, então o raio é a metade do diâmetro, r = 6.

O que é uma circunferência interna e externa?

Uma circunferência é tangente interna a outra se têm apenas um ponto em comum e todos os demais pontos de uma são internos a outra. Uma circunferência é tangentes externas a outra se têm apenas um ponto em comum e todos os demais pontos de uma são externos a outra.

Qual é o comprimento da circunferência?

Em outras palavras, o comprimento da circunferência é também o perímetro dessa circunferência, uma vez que o perímetro é um conceito matemático que mede o comprimento das figuras geométricas. A fórmula que nos permite encontrar o comprimento da circunferência é derivada da fórmula que sempre resulta no número de pi. Perceba:

Qual é a diferença entre o diâmetro e a equação reduzida da circunferência?

Já o diâmetro da circunferência é um segmento de reta que passa pelo centro da figura, dividindo-a em duas metades iguais. Por isso, o diâmetro equivale duas vezes o raio (2r). A equação reduzida da circunferência é utilizada para determinar os diversos pontos de uma circunferência, auxiliando assim, em sua construção.

Qual a diferença entre raio e diâmetro da circunferência?

Raio e Diâmetro da Circunferência Lembre-se que o raio da circunferência é um segmento que liga o centro da figura a qualquer ponto localizado em sua extremidade. Já o diâmetro da circunferência é um segmento de reta que passa pelo centro da figura, dividindo-a em duas metades iguais. Por isso, o diâmetro equivale duas vezes o raio (2r).

Qual é a equação da circunferência?

Na equação, r é a medida do raio. A equação geral da circunferência é dada a partir do desenvolvimento da equação reduzida. A área de uma figura determina o tamanho da superfície dessa figura.

Postagens relacionadas: