Esquentador a gás

esquentador a gás

Como instalar um esquentador a gás?

Para a instalação de um esquentador a gás (que só deverá ser efetuada por um instalador credenciado) existem normas relativamente às distâncias obrigatórias para a exaustão correta dos gases de combustão. Dado que os gases resultantes de qualquer aparelho de combustão são nocivos, o não cumprimento destas normas pode pôr em risco a vida de pessoas.

Quais são os tipos de ignição dos esquentadores a gás?

Tipo de ignição . Os esquentadores a gás podem ter ignição por piezo (quando a chama a piloto está permanentemente acesa), ignição eletrónica e ignição por hidrogerador. Nos aparelhos sem chama piloto permanente, a ligação da chama piloto é feita com base numa ou duas pilhas, consoante o tipo de esquentador.

Como funcionam os esquentadores?

A maioria dos esquentadores é constituída por uma chama-piloto, um queimador, um grupo de segurança e um permutador de calor envolto numa conduta em espiral (serpentina), por onde passa a água. Se a chama-piloto estiver acesa, o queimador começa a funcionar assim que a torneira de água quente é aberta.

Qual o consumo de um esquentador elétrico?

Pequena unidade instalada a uma curta distância de onde é necessária água quente. É alimentado por eletricidade, são ativados automaticamente por fluxo ou manualmente através de um interruptor. O consumo energético deste tipo de equipamento é reduzido: variam de 1500 a 5000 Watts e têm capacidade reduzida de aquecimento.

Como ligar o gás ao esquentador?

Ligação do gás: A ligação do gás ao esquentador tem que cumprir obrigatoriamente o disposto nas N.P. (Normas Portuguesas). Assegure-se primeiro que o esquentador a instalar corresponde ao tipo de gás fornecido. Verifique se o caudal fornecido pelo redutor instalado é suficiente para o consumo do esquentador (ver características técnicas).

Quais são os tipos de esquentador a gás?

Automático (sem chama-piloto): consiste num sistema eletrónico de pilhas ou de corrente elétrica de 220 volts. Hidrogerador: é a passagem de água que gera a corrente elétrica necessária à ignição do queimador de gás.

Como instalar o esquentador?

Localização: Montar o esquentador num local bem ventilado, ao abrigo de temperaturas negativas e onde exista conduta de evacuação de gases queimados. Fixação do aparelho: Retirar o selector de temperatura e desapertar o casquilho roscado.

Como funciona um esquentador de água?

O esquentador utiliza o gás para aquecer a água, por dois tipos diferentes: gás butano/ propano (botija) e gás natural, sendo último muito mais prático. Mas infelizmente o gás natural, ainda não chega a dos cantos do país.

Quais são os tipos de esquentadores?

O tipo de energia que utilizas em casa vai condicionar a escolha e a instalação do teu equipamento. Existem três tipos de esquentadores: elétricos, a gás butano-propano e gás natural.

Como funcionam os esquentadores inteligentes?

Este sistema impede o sobreaquecimento, de forma que a temperatura da água não ultrapasse os 70° C. Recentemente, surgiu ainda um novo tipo de esquentadores, denominados inteligentes, que não necessitam de chama-piloto, uma vez que o queimador se acende automaticamente quando a torneira da água quente é aberta. ATENÇÃO!

Como escolher um esquentador?

Existem três tipos de esquentadores: elétricos, a gás butano-propano e gás natural. Os esquentadores devem sempre adequar-se às caraterísticas do local de instalação. Essas características vão depender do local ser bem ventilado ou permitir uma boa entrada de ar e saída dos gases ou se será necessária uma exaustão forçada dos gases de combustão.

Qual a garantia do esquentador?

O esquentador é um equipamento com uma garantia de 2 anos. Os esquentadores da EDP são uma das soluções de aquecimento elétrico de baixo consumo da EDP. São de classe energética A, a mais alta em esquentadores, o que significa que lhe irão proporcionar uma maior poupança na eletricidade ao final do mês.

Postagens relacionadas: