Bacalhau confitado no forno

bacalhau confitado no forno

Como fazer um bom bacalhau confitado?

Este prato fica muito bem acompanhado com batata assada ou com legumes no forno. No verão, uma salada também acompanha muito bem este prato. O segredo de um bom bacalhau confitado está na manutenção da temperatura, pelo que um termómetro é essencial a este processo.

Como preparar o bacalhau?

Receita de Francisco Amaral. Certifique-se de que o bacalhau não esteja salgado demais, espetando um palito grosso entre as lascas do meio da posta e metendo-o na boca. Numa assadeira, faça uma cama de cebola às rodelas e alho laminado (muita cebola, muito alho), disponha as postas de bacalhau em cima.

Como fazer confit de bacalhau com azeite de oliva?

Espere que o azeite fique nos 80ºC para adicionar o bacalhau e cozinhar por 10-15 minutos, ou um pouco mais se os lombos forem altos. Para conseguir um bom confit, o azeite de oliva não deve atingir mais que 100ºC.

Como fazer bacalhau com azeite?

Coloque todos os ingredientes em um refratário fundo ou panela que possa ir ao forno e cubra com azeite. Leve ao forno em temperatura bem baixa (em torno de 100 graus) por cerca de 1 hora ou até que o bacalhau esteja cozido e macio.

Como fazer o lombo de bacalhau confitado em azeite?

Lombo de Bacalhau Confitado em Azeite - 24Kitchen - Veja as suas Receitas, Chefs e Programas favoritos. 1. Leve ao lume um tacho com 1,5 lt de azeite. Aromatize com 1 folha de louro, 2 folhas de salva, alecrim, 1 colher de sopa de pimenta rosa e pimenta preta .

Como fazer confit de bacalhau com azeite de oliva?

Espere que o azeite fique nos 80ºC para adicionar o bacalhau e cozinhar por 10-15 minutos, ou um pouco mais se os lombos forem altos. Para conseguir um bom confit, o azeite de oliva não deve atingir mais que 100ºC.

Como fazer a cozinha de bacalhau?

Esquente em fogo médio-baixo até o alho ficar dourado. Depois acrescente a pimenta, baixe o fogo e use o termômetro de cozinha para controlar a temperatura do azeite. Espere que o azeite fique nos 80ºC para adicionar o bacalhau e cozinhar por 10-15 minutos, ou um pouco mais se os lombos forem altos.

Como fazer batatas de bacalhau?

Acrescente 4 lombos de bacalhau. Quando começar a sair o suco do bacalhau baixe o lume. 3. Deixe a confitar, que é como quem diz, em lume brando, durante 30 minutos. 4. Lave bem as batatas sem as secar. Espalhe sal grosso por estas e leve ao forno a 180º durante 30 minutos. 5.

Como usar o azeite do bacalhau?

Salpique-as com a flor de sal e coloque-as numa travessa. Aqueça mais um pouco de azeite do bacalhau na frigideira, junte o tomate com a rama e salteie durante cerca de 2 minutos. Coloque os lombos de bacalhau e o tomate ao lado das batatas na travessa e regue generosamente com o azeite.

Como fazer um azeite de oliva caseiro?

Deixe o azeite de oliva, o suco das azeitonas e a água escorrerem pelo tecido de queijo e pelo escorredor por pelo menos 30 minutos. A tigela colocada debaixo do escorredor coletará o líquido.

Como fazer batatas de azeite?

Cubra com o azeite. Limpe a cabeça de alho da casca e, sem separar os dentes, corte-a ao meio e introduza-a no tacho. Adicione a folha de louro, as ervas aromáticas e os grãos de pimenta. Cozinhe em lume muito brando durante cerca de 25 minutos (o azeite não deve ferver).

Como fazer batatinhas de bacalhau?

Ao lado coza as batatinhas em água durante cerca de 20 minutos ou até estarem tenras. Uma vez cozidas as batatas, escorra-as muito bem e com um murro esborrache-as levemente. Retire um pouco de azeite do bacalhau e deite-o numa frigideira larga até cobrir o fundo. Deixe aquecer bem, junte as batatinhas e aloure-as de ambos os lados.

Postagens relacionadas: