Ferritina

ferritina

Onde se localiza a ferritina?

A ferritina é uma proteína globular que se localiza essencialmente no fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo e na reserva do ferro.

Como é feita a dosagem da ferritina?

A dosagem da ferritina é feita quando esta se encontra associada ao ferro, por meio da radioimunoensaio. Seu valor normal gira em torno de 10 a 80 µg/L, sendo que um grama de ferritina é capaz de armazenar até 8 mg de ferro.

Por que a ferritina é alta?

A ferritina nada mais é do que uma proteína produzida pelo fígado, responsável pelo armazenamento do ferro no organismo. Ao contrário do que muitos pensam, é importante entender que ferritina alta não significa necessariamente que o organismo tenha excesso de ferro. Na maioria das vezes, não é isso que ocorre. A explicação é simples.

Quais são os fatores que causam o aumento da ferritina?

O cardiologista alerta que estas pessoas com ferritina elevada por problemas metabólicos diversos estão na faixa de risco de doenças cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares cerebrais. Outros fatores relacionados ao aumento da ferritina, conforme explica o médico, são os processos inflamatórios.

Qual é a função da ferritina?

A ferritina é uma proteína que armazena ferro e permite que o corpo use ferro. A ferritina sérica é a ferritina que está na corrente sanguínea de uma pessoa. Muitos profissionais de saúde usam um exame de sangue para medir a quantidade no sangue de um paciente, a fim de avaliar sua saúde.

Quais são os sintomas de ferritina alta?

Os sintomas de ferritina alta podem indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos, também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a: 1 Anemia hemolítica; 2 Anemia megaloblástica; 3 Doença hepática alcoólica; 4 Linfoma de Hodgkin; 5 Infarto do miocárdio em homens; 6 Leucemia; 7 Hemocromatose;

Como é feito o exame de ferritina?

O exame de ferritina é principalmente indicado pelo médico para avaliar os níveis de ferro no organismo e, por isso, costuma ser indicada a sua dosagem juntamente com a dosagem de ferro sérico, transferrina, em alguns casos, e com a realização do hemograma.

Qual é o valor normal da Ferritina no sangue?

A ferritina só é dosada quando está ligada ao ferro. Seu valor normal no sangue varia de 10 a 80 µg /l. Um grama de ferritina pode estocar até 8 mg de ferro. A ferritina é uma proteína de estocagem que sequestra o ferro e pode transformar o ferro bivalente em ferro trivalente ativo.

Qual é o nível normal de ferritina no exame de sangue? Dra. Nicole Geovana. Medicina de Família e Comunidade. O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa.

Como é feito o exame de ferritina?

Quais são os fatores que causam a ferritina alta?

A ferritina é uma proteína produzida no fígado e que atua no armazenamento de ferro no corpo, por isso, quando está alta, indica que há excesso do mineral. Sendo assim, a ferritina alta está relacionada ao aumento da presença de ferro na corrente sanguínea. Fatores que podem causar a ferritina alta

Como saber se a ferritina está alta?

A ferritina alta é um indicador de que algo não vai bem. Por isso, é importante fazer exames clínicos para identificar quando seus níveis estão elevados. Os níveis normais variam de 200–300 ng/mL. Acima de 500 ng/mL, o médico pode decidir investigar o caso.

Por que a ferritina é alta no sangue?

A ferritina é uma das proteínas que interfere no metabolismo do ferro. Ela é responsável por armazená-lo em certas células do nosso corpo para que tenhamos reservas quando necessário. Ter ferritina alta no sangue pode ser um sinal de que algo está errado com o nosso corpo.

O que é a ferritina e para que serve?

Você sabe o que é a ferritina? Podemos classificá-la como uma proteína, produzida especialmente pelo nosso fígado, que é o órgão responsável por todo o ferro do nosso corpo. Com isso, os exames de ferritina servem para detectar os níveis de ferro presentes em nosso organismo.

Postagens relacionadas: