Giraças

giraças

Quais as características da girafa?

Girafas adultas ficam 5-6 m de altura, com os machos mais altos do que as fêmeas. Apesar de seu longo pescoço e pernas, o corpo da girafa é relativamente curto. Localizado em ambos os lados da cabeça, os grandes olhos dá visão versátil boa de sua grande altura.

Quais são as ameaças da girafa?

Atualmente essa espécie é classificada como vulnerável pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, e a tendência populacional é a redução do número de indivíduos. A perda de habitat e a caça ilegal são algumas das ameaças a esses animais. O nome científico da girafa é Giraffa camelopardalis.

Quais animais podem se alimentar das girafas?

No grupo, há um macho dominante. Seus principais predadores são os leões, mas leopardos, hienas e até mesmo crocodilos também podem se alimentar das girafas. Vale salientar que, normalmente, animais doentes, muito jovens ou idosos são os mais abatidos.

Qual era o comprimento do pescoço dos girafas?

O comprimento do pescoço variava entre os indivíduos das populações ancestrais de girafas. Essa variação era de natureza hereditária. Indivíduos com pescoço mais longos alcançavam o alimento dos ramos mais altos das árvores.

Quais eram os tipos de girafas?

Assim, existiam girafas de pescoço longo e pescoço curto que competiam por alimento, as folhas das árvores.

Qual é o nome científico da girafa?

O nome científico da girafa é Giraffa camelopardalis. Veja no quadro a seguir as outras categorias taxonômicas em que a girafa está inserida: Classificação taxonômica da girafa

Qual é a altura da girafa?

A girafa é um animal que se destaca entre os demais, de pernas longas e pescoço comprido é considerado um dos bichos mais altos do planeta, atingindo, em média, 4 metros de altura. Logo abaixo foram selecionadas as suas principais características.

Quais são as estruturas de uma girafa?

Essas estruturas são cornos especiais denominados de ossicones, os quais são formados a partir de um osso que se funde com o osso frontal durante o desenvolvimento. As girafas vivem em grupos que apresentam cerca de 10 a 20 indivíduos, mas grupos maiores podem existir, bem como indivíduos isolados na natureza. No grupo, há um macho dominante.

Quais são as principais características da alimentação da girafas?

Alimentam-se de folhagem decídua, durante a época das chuvas (entre os meses de novembro e maio, quando o alimento é mais abundante) ou de espécies de folha perene, na estação da seca. Além de folhas, galhos e até casca de árvores, pequenos rebentos ou brotos e arbustos de acácias e mimosas também são apreciados.

Quais são as espécies de girafas?

- As principais espécies de girafas são: girafa-reticulada, girafa-angolana, girafa-masai, girafa-núbia e girafa-sul-africana.

Qual é a diferença entre girafa e mamífero?

O macho, geralmente maior que a fêmea, pode chegar a cerca de 5,3 m de altura e a pesar em torno de 1.200 kg; já a fêmea pode alcançar a estatura de cerca de 4,3 m e chegar a pesar 830 kg. A longevidade desse animal é de cerca de 25 anos. Como mamífero, a girafa compartilha diversas características com os demais animais dessa classe, tais como:

Como é a reprodução das girafas?

Já entre os machos, a reprodução está relacionada com a competição com os outros machos pela parceira. As girafas vivem geralmente em grupos e são animais dóceis. Os filhotes permanecem junto às mães até quase dois anos de idade. Quando mais velhos, muitas vezes os indivíduos afastam-se do bando e passam a viver de forma solitária.

As girafas que têm o pescoço mais longo estão melhor adaptadas a seu meio ambiente e se reproduzem com mais êxito: essa é a seleção natural. Qual a explicação de Darwin para o atual tamanho do pescoço das girafas?

Qual é a diferença entre girafas de pescoço curto e curto?

Postagens relacionadas: