Aldeias de xisto

aldeias de xisto

Quais são os segredos das Aldeias do Xisto?

Escondidas entre serras de vegetação frondosa, as aldeias do xisto são um dos nossos segredos mais bem guardados, mas que os seus habitantes, prazenteiros e afáveis, gostam de ajudar a desvendar. Neste mundo mágico, onde as horas passam mais devagar, vivem populações acolhedoras com tempo para receber bem quem os visita.

Quais são as aldeias de xisto mais famosas?

Talasnal, Cerdeira, Gondramaz ou Fajão ou Sobral de São Miguel são apenas alguns dos exemplos. Nos últimos anos tem sido feito um esforço notável para recuperar e dar uma nova vida a estas aldeias. E a verdade é que, com o turismo, vieram também novos habitantes permanentes, muitos deles oriundos do estrangeiro.

Quais são as aldeias de xisto mais bonitas de Portugal?

Mas o que faz do Casal de São Simão uma das aldeias de xisto mais bonitas de Portugal é o seu fantástico entorno natural, com destaque para as já referidas Fragas de São Simão.

Quais são as principais características das aldeias brancas de xisto?

Para além de ter um maravilhoso enquadramento natural, Álvaro é também uma das mais belas “aldeias brancas” da rede das Aldeias do Xisto (a maioria das fachadas das casas de xisto encontra-se rebocada e pintada de branco) tendo sido outrora uma importante povoação da Ordem de Malta, que por lá deixou um riquíssimo património religioso.

Qual é a aldeia de xisto mais bonita do Centro de Portugal?

O Piódão foi vencedor da categoria aldeias remotas para as 7 maravilhas de Portugal, não é por isso de estranhar que a considere uma das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal.

Quais são as aldeias do Xisto?

Sarzedas é a única Aldeia do Xisto que teve um título nobiliárquico atribuído. Atualmente, a torre sineira serve de miradouro para a aldeia e para a charneca que a envolve. Os seus habitantes consideram que a aldeia é o Coração do Xisto. A sua relação com o xisto é por demais evidente.

Quais as aldeias mais bonitas de Portugal?

Fomos à procura das aldeias mais bonitas de Portugal, desde as famosas aldeias de xisto às comunidades piscatórias, de Norte a Sul do país e sem deixar as Ilhas de fora.

Quais são as aldeias de Góis que fazem parte da rede de Aldeias do Xisto?

Aigra Nova é uma das quatro aldeias do concelho de Góis que fazem parte da rede de Aldeias do Xisto. Está dividida em três pequenas ruas, onde encontra as bonitas casas de construção baixa e à base de xisto, num local que alia o passado com o futuro de uma forma singular e muito apelativa.

Postagens relacionadas: