Abelhao

abelhao

Qual é a origem das abelhas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Abelha (desambiguação). (sem classif.) Abelhas são insetos voadores, conhecidos pelo seu importante papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, e são aparentados das vespas e formigas .

Quais são as espécies de abelhões?

Existem várias espécies de abelhões, este identifica-se pelas duas faixas amarelas no dorso, existe um outro em Portugal, o Bombus ruderatus (abelhão-grande-de-jardim) que apresenta três faixas amarelas.

Qual a diferença entre zangão e abelhão?

A palavra abelhão pode se referir a: Mamangaba ou abelhão (em Portugal) - designação comum dada às abelhas do gênero Bombus. Zangão - o macho das diversas espécies de abelhas sociais.

Quais são as principais partes do corpo da abelha?

As pernas e as asas, que são os órgãos locomotores das abelhas, estão no tórax. As pernas são encontradas no número de seis (três pares), cada par em um segmento, sendo responsáveis, além da locomoção, pelo transporte do pólen, manipulação da cera e própolis, além da limpeza do corpo da abelha.

Como as abelhas vivem?

As abelhas vivem em sociedades, nas quais é possível observar a divisão de tarefas entre os indivíduos. Quando observamos uma colmeia, verificamos que os indivíduos que nela vivem trabalham de forma cooperativa e há uma divisão em castas. As três castas são a rainha, o zangão e a operária.

Qual é a classificação biológica da abelha?

A abelha é um inseto social que geralmente vive em colônias. Esse animal apresenta a seguinte classificação biológica: Estima-se que existam mais de 20000 espécies de abelhas no mundo e apenas no Brasil cerca de 300 tipos são encontrados. A espécie Apis mellifera é a mais conhecida por causa da sua importância econômica para produção de mel.

Qual a classificação das abelhas?

As abelhas pertencem ao Filo Artrópode, Classe Insecta, Ordem Himenóptera, Família Apoidea. São insetos sociais, ou seja, os indivíduos da espécie vivem juntos em colmeias e tem divisão de tarefas dentro dela.

Quais são as características do zangão?

Zangão ou mamangaba é um inseto da família das Europa. Têm corpo atarracado e peludo, com torax e abdo- me de cores diversas, dependendo da espécie. São inse- tos úteis pois fazem a polinização das flores. Nas espécies encontradas no Brasil chegam à 3 cm. de comprimento. cha. No Brasil também é conhecida por mangangás.

Quais são os alimentos produzidos pelas abelhas operárias?

Com o néctar e o pólen coletado nas flores, as abelhas operárias produzem o mel, cera, própolis e geleia real. O mel é um tipo de açúcar com alto valor energético que serve de alimento para as abelhas.

Quais são as espécies de abelhas sociais?

Para o jogador de futebol, veja Antônio Guites. O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão.

Postagens relacionadas: