Alenquer

alenquer

Qual é a origem do nome Alenquer?

Alenquer foi ocupada por muçulmanos e conquistada por D. Afonso Henriques. Recebeu foral em 1212 da infanta D. Sancha, filha de Sancho I de Portugal. Conta-se que a origem do nome provém de um cão de seu nome Alão. Esta é uma das versões.

Quais são os principais sítios históricos de Alenquer?

Recuperado pela Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com a Região de Turismo do Oeste e com a Associação da Rota da Vinha e do Vinho, está próximo de vários sítios de interesse histórico. A Torre da Couraça, sob a qual brotava uma das mais importantes nascentes da vila, ou a Real Fábrica do Papel (hoje Moagem) são dois deles.

Quais são as freguesias de Alenquer?

Em 1837, a lei de 12 de junho constituiu o concelho de Alenquer marcando-lhe quatro freguesias na vila e no seu termo as seguintes: Atouguia, Cabanas de Torres, Cadafais, Carnota, Espiçandeira, Olhalvo, Ota, Palha Cana, Paul de Ota, Santa Quitéria e Vila Nova da Rainha. Esta última, posteriormente passou para o concelho de Azambuja.

Qual é o CEP de Alenquer?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Alenquer Pará o CEP geral é 68200000. Prefeitura Municipal de Alenquer Endereço: Pça Eloy Simões, 751, Centro, Alenquer - PA, CEP: 68200000

Quais são as principais características da cidade de Alenquer?

Alenquer também conta com uma formação rochosa erodida pelo vento, que esculpiu gigantescas figuras, onde povos primitivos fizeram inscrições e desenhos até hoje não decifrados. É a Cidade dos Deuses, que fica a 45 Km do centro da cidade. Alenquer também é famosa pela hospitalidade de seu povo.

Quais são as freguesias de Alenquer?

Em 1837, a lei de 12 de junho constituiu o concelho de Alenquer marcando-lhe quatro freguesias na vila e no seu termo as seguintes: Atouguia, Cabanas de Torres, Cadafais, Carnota, Espiçandeira, Olhalvo, Ota, Palha Cana, Paul de Ota, Santa Quitéria e Vila Nova da Rainha. Esta última, posteriormente passou para o concelho de Azambuja.

Qual é a origem do nome Alencar?

A origem do nome Alencar é Germânico. Templo dos Alanos. Derivado também de Alenquer, vila portuguesa (Germânico):Templo dos Alanos. Derivado também de Alenquer, vila portuguesa. Quantas pessoas existem com o nome Alencar?

Como surgiu o Castelo de Alenquer?

Castelo de Alenquer, a sua história (incluindo a lenda Alão Quér!) O Castelo de Alenquer é um castelo gótico, bem ajustado à topografia do terreno. Nos primeiros anos do século XIII, o castelo era uma das mais importantes praças fortes da região imediatamente a Norte de Lisboa.

Onde fica o concelho de Alenquer?

2580 Alenquer. Sítio oficial. Município de Alenquer. Alenquer é um município português pertencente ao Distrito de Lisboa, integrando a Comunidade Intermunicipal do Oeste na região Centro de Portugal. Tem sede na vila homónima de Alenquer com perto de 9 000 habitantes, que é banhada pelo rio do mesmo nome.

Como é a Câmara Municipal de Alenquer?

Na Assembleia Municipal, o partido mais representado é novamente o PS, com 10 deputados eleitos e 9 presidentes de Juntas de Freguesia (maioria absoluta), seguindo-se o PSD (4; 0), a CDU (3; 0), o CH (2; 0), a coligação Fazer Cumprir Alenquer ( CDS-PP. NC. MPT. A. PPM) (1; 0) e o Bloco de Esquerda (1; 0).

Quais são as principais atividades econômicas de Alenquer?

A base económica de Alenquer tem sido fortemente marcada pela agricultura, em especial a vinha e o vinho. Principais produções por ordem de grandeza: vinha, prados temporários, culturas forrageiras (criação de gado, regime de pousio), cereais (sobretudo grão) Predomínio das culturas extensivas e de sequeiro.

Postagens relacionadas: