Caixa geral de aposentações login

caixa geral de aposentações login

Como funciona o simulador da caixa de Aposentações?

Para o efeito temos ao seu dispor um Simulador no nosso Portal. A Caixa Geral de Aposentações conta com a colaboração dos seus utentes para a melhoria da qualidade dos serviços que presta, devendo, nos contactos com a CGA, indicar sempre: Referência da comunicação da CGA, em caso de resposta.

Como funciona a aposentação da CGA?

A aposentação antecipada de ex-subscritor depende, além dos requisitos próprios daquelas modalidades de aposentação, de este contar, pelo menos, 5 anos de inscrição na CGA e de não reunir as condições de acesso a pensão noutro regime de proteção social de inscrição obrigatória.

Como funciona a aposentação dos subscritores da CGA?

Entende-se por contagem de tempo o apuramento pela CGA dos anos e meses de serviço prestados na função pública ou em situação equiparada que possam ser considerados no cálculo da pensão. Previamente ao momento da aposentação, o subscritor da CGA pode, em qualquer momento, requerer a contagem de tempo.

Como acessar o Portal das Finanças?

NIF – necessita do seu N.º de Contribuinte e Senha - credenciais de acesso ao Portal das Finanças. O acesso é imediato. CGA – necessita do seu N.º de Utente da CGA, NIF e Código Postal se reside em território nacional.

Como funciona a simulação de aposentação?

A simulação disponibilizada obedece às regras em vigor desde 2018-10-01 e destina-se ao cálculo das pensões de aposentação atribuídas, com base nos artigos 37.º, 37.º-A ou 37.º-B do Estatuto da Aposentação, à generalidade dos subscritores da Caixa Geral de Aposentações (CGA), independentemente da data em que foram inscritos na CGA.

Como saber o valor da aposentação?

No site da Caixa Geral de Aposentações encontra-se desde ontem o novo simulador de pensões dos subscritores da Caixa Geral de Aposentações. Neste simulador podem ver o valor da aposentação que poderão trazer face aos dados introduzidos.

Como funciona o simulador de pensão?

Saiba como funciona Novo simulador destina-se a cerca de 200 mil funcionários públicos que começaram a descontar até ao final de agosto de 1993. Permite saber de forma aproximada qual o montante provável da pensão ou quando é que as pessoas se podem reformar sem cortes. Para isso é necessário estar inscrito na CGA Directa.

Quando ocorre a aposentação?

Considera-se que a aposentação ocorre no último dia do último mês contabilizado para a aposentação. Assim, por exemplo, se o utilizador indica como “Tempo de serviço CGA após 2005-12-31″ o de 12 anos e 7 meses, os cálculos efetuados reportam-se a 31 de julho de 2018.

Como funciona a aposentação da CGA?

A aposentação antecipada de ex-subscritor depende, além dos requisitos próprios daquelas modalidades de aposentação, de este contar, pelo menos, 5 anos de inscrição na CGA e de não reunir as condições de acesso a pensão noutro regime de proteção social de inscrição obrigatória.

Por que as regras de aposentação cada vez são mais iguais entre os sistemas?

É de todos conhecido que as regras de aposentação cada vez são mais iguais entre ambos os sistemas, chama-se a isso “convergência” entre sistemas que tendem para a igualização. Expliquem lá o interesse em colocar processos em Tribunal para voltar para a CGA!…

Como funciona a caixa de aposentação?

Os funcionários que estavam inscritos na Caixa Geral de Aposentações continuam lá inscritos até cessarem as suas funções. A percentagem de desconto mensal para a instituição é de 11%, com 8% a ir para a pensão de aposentação, e os restantes 3% a irem para a pensão de sobrevivência.

Quem pode fazer o pedido de aposentação?

Subscritores no ativo (no exercício de funções, em licença sem vencimento ou de baixa por doença) e o pedido de aposentação deve ser formulado pelo Serviço de que depende.

Postagens relacionadas: