Cais do bacalhau

cais do bacalhau

Como preparar o bacalhau?

Antes de começar o preparo do seu bacalhau, lembre de dessalgá-lo corretamente. O bacalhau é um peixe que vem com uma grande quantidade de sal e retirar esse excesso é essencial. Por isso, comece lavando o bacalhau em água corrente por pelo menos 10 minutos.

Como Tirar o sal do bacalhau?

Reserve o bacalhau na geladeira trocando a água 3 a 4 vezes ao longo do dia, durante um ou dois dias; O tempo médio para dessalgar bacalhau depende da altura das postas ou lombos do bacalhau. Para dessalgar bacalhau de postas normais basta um dia, para postas grossas são necessários dois dias.

Por que o bacalhau é um alimento imprescindível Nessa época do ano?

Sem dúvidas, o bacalhau é um alimento imprescindível nessa época do ano por ser muito tradicional e, claro, por ser uma delícia. Sua versatilidade permite que esteja presente em muitos pratos diferentes e deliciosos: moqueca, risoto, ao creme, ao molho e muito mais!

Como fazer bacalhau desfiado?

Fazer bacalhau desfiado é bem simples e permite o preparo de várias receitas como bolinhos de bacalhau, bacalhau com creme de leite, torta de bacalhau e muito mais. Para fazer bacalhau desfiado você precisa dessalgar as postas ou lombos de bacalhau e cozer em água ou leite até as lascas soltarem (confira as dicas nos passos anteriores).

Como Cozinhar o bacalhau?

Depois, deve-se retirar o bacalhau da chama e deixá-lo repousar cerca de 20 minutos. Por fim o bacalhau deve ser escorrido. Se desejar, pode cozinhar o bacalhau levando ao fogo água fria misturada com leite. O cozimento em leite torna as fibras da carne mais macias.

Como descongelar o bacalhau?

A maneira ideal para descongelar o bacalhau (ou qualquer outra carne congelada) é deixar na geladeira de um dia para outro. Quando isso não é possível, uma boa dica para descongelar rapidamente é colocar a peça (sempre embalada) dentro de um bowl com água.

Quantos tipos de bacalhau existem?

Em posta, desfiado ou às lascas… Diz-se que há mil e uma maneiras diferentes de confecionar bacalhau e nós temos 10 para lhe oferecer.

Como Tirar o sal do bacalhau?

Reserve o bacalhau na geladeira trocando a água 3 a 4 vezes ao longo do dia, durante um ou dois dias; O tempo médio para dessalgar bacalhau depende da altura das postas ou lombos do bacalhau. Para dessalgar bacalhau de postas normais basta um dia, para postas grossas são necessários dois dias.

Qual a importância do bacalhau para o Brasil?

Com 06 á 07 anos de idade os cardumes migram para o Lofoten, região ao Noroeste do Mar da Noruega, onde se realizam as maiores pescarias de bacalhau do mundo, especialmente no Mar de Barents. 87% do bacalhau que é consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, país que é pioneiro no planejamento da pesca a longo prazo.

Qual é o nome científico do bacalhau?

O nome científico do bacalhau é gadus morhua e pertence à família dos gadídeos, sendo o mais conhecido dos peixes de águas frias do Norte do Círculo Polar Ártico. Dele se aproveita tudo: a carne é apreciada em todo o mundo, fresca ou salgada, do fígado extrai-se o óleo e da bexiga é feita cola.

Como o bacalhau começou a ser comercializado?

O bacalhau começou a ser comercializado pelos bascos, habitantes da Espanha e da França. Eles já conheciam o sal e registros apontam que por volta do início do primeiro milênio o bacalhau já era comercializado curado, salgado e seco sobre as rochas. Este processo aumentava significantemente a capacidade de conservação do alimento.

Como era o processo de conservação do bacalhau?

O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar. A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação salgada e seca, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas.

Postagens relacionadas: