Barragem do lindoso

barragem do lindoso

Qual a importância da barragem?

A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal .

Como funciona a Barragem do Rio de Janeiro?

Para além de produzir energia, a barragem assume uma função reguladora e evita variações bruscas no caudal do rio. Não deixe de visitar a central subterrânea, situada a 340 metros de profundidade, que já serviu de palco a alguns eventos, incluindo um concerto de música. Contemple o jogo de luzes no teto semelhante ao céu estrelado.

Qual a altura máxima de uma barragem de betão?

Barragem de betão, do tipo abóboda de dupla curvatura, com 110 m de altura máxima e desenvolvimento no coroamento de 297 m, equipada com duas descargas de fundo; Dois descarregadores de cheias, em túnel, com extensão de 238 e 268 m, em planta, situados na margem direita do rio;

Qual a importância das barragens para a infraestrutura moderna?

As barragens de controlo de cheias mitigam especificamente as cheias através da captação de água e depois desviam a água em segurança para outros locais. Barragens e cursos de água armazenam e fornecem água para irrigação para que os agricultores possam usar a água para cultivar.

Como funciona uma barragem de concreto?

Conforme dissemos, as barragens são construídas para conter e acumular grandes quantidades de água, bem como a deposição de outros materiais líquidos e sólidos. Desta forma, podemos dizer que, suas principais funções estão relacionadas com:

Como surgiram as primeiras barragens modernas?

Foi assim que apareceram as primeiras barragens modernas, como é o caso das barragens de concreto. Essas construções são estruturas físicas que conseguem represar determinado curso d’água. Podem ser utilizadas para o acúmulo hídrico, para a geração de energia (hidrelétrica) e para depositar rejeitos e resíduos.

Como funciona uma barragem hidroeléctrica? A barragem hidrelétrica forma um lago no rio, que oscila de nível o ano todo. Geralmente o lago tem maior nível na estação das águas, quando chove ou há o degelo da neve nos países frios. O operador da barragem tem o compromisso de encher só até a cota máxima, se a chegada de água à barragem for intensa.

Quais são os dois tipos de barragem de betão?

Podemos definir dois tipos de barragem de betão tendo a forma como são construídas. As barragens de gravidade são um dos dois tipos de barragens de betão (represas de concreto, no Brasil). São constituídas por uma parede de betão (concreto) que resiste pelo próprio peso à impulsão da água e transmite as solicitações à fundação.

Por que as barragens de betão são feitas em vales apertados?

As barragens de betão feitas em vales apertados pois a resistência do betão tem algumas limitações relativamente ao comprimento da barragem. Apesar de muito resistentes, estas barragens são também muito vulneráveis a certos tipos de situações. Se houver algum erro de projecção e a barragem fender pode ter consequências catastróficas.

Quais são as superfícies que limitam o corpo da barragem?

Represa Billings, na região sul da Grande São Paulo, São Paulo, Brasil. Paramentos ou Barramentos – as superfícies mais ou menos verticais que limitam o corpo da barragem: o paramento de montante, em contacto com a água, e o paramento de jusante. Coroamento – a superfície que delimita superiormente o corpo da barragem.

Quais são os tipos de barragem?

A barragem pode ser considerada mista em sua seção ou em seu traçado. A barragem de seção mista é aquela constituída por diferentes materiais ao longo de uma seção transversal. Os tipos mais conhecidos são: A barragem é mista ao longo do seu traçado quando parte da obra é de um tipo e parte, de outro, entre as barragens convencionais.

Postagens relacionadas: