Nova variante hiv

nova variante hiv

Qual a nova variante do vírus do HIV?

Uma nova variante do vírus do HIV descrita como altamente virulenta foi revelada nesta quinta-feira (3/2) em um artigo na revista científica Science.

Quantos milhões de pessoas vivem com o HIV?

Cerca de 36 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS desde o início da pandemia e 1,5 milhão de pessoas foram recém-infectadas pelo HIV em 2020. Das 38 milhões de pessoas que vivem hoje com HIV, 28 milhões estão em terapia antirretroviral que salva vidas, mantendo-as vivas e saudáveis e impedindo a transmissão do vírus.

Quando surgiu o vírus VIH-1?

Esta versão do VIH-1 terá surgido no final do século XX e a sua disseminação começou a diminuir por volta de 2010. Equipa que a identificou diz que não há motivos para preocupação até porque os tratamentos actuais conseguem responder a uma infecção com esta variante.

Quais são os casos associados ao VIH-1?

Ao todo, foram identificados e analisados 109 casos associados a esta versão do VIH-1 designada “variante VB” – 107 encontrados nos Países Baixos e os outros dois na Bélgica e na Suíça. Esta variante terá surgido no final do século XX nos Países Baixos e a sua disseminação entrou em declínio por volta de 2010.

Qual é o risco de transmissão de vírus com a nova variante do HIV?

Segundo um estudo, publicado na quinta-feira (3), na revista Science, as pessoas infectadas com a nova variante, batizada de VB, têm uma carga viral entre 3,5 e 5,5 vezes maior que as pessoas que contraem outras cepas do subtipo B do HIV, o que sugere um risco de transmissão superior.

Qual é a diferença entre a variante VB e os outros tipos de HIV?

Em comparação com outros tipos de HIV, a variante VB mostrou ser mais virulenta, transmissível e agressiva em pessoas que ainda não tinham passado por tratamento. No entanto, depois do tratamento, pessoas com a variante VB passaram a apresentar recuperação de células CD4 e indicadores de mortalidade semelhantes aos daquelas com outros tipos de HIV.

Qual é a variante mais agressiva do vírus HIV na Holanda?

Uma iniciativa internacional de pesquisadores anunciou, na quinta-feira (3), a descoberta de uma variante altamente agressiva e transmissível do vírus HIV na Holanda. Segundo a equipe de cientistas, liderada pela Universidade de Oxford do Reino Unido, a cepa mutante já circulava pelo país desde os anos 1990.

Quais são as principais versões do vírus que causa a AIDS?

Uma nova variante do HIV, o vírus que causa a AIDS, foi descoberta na Holanda e parece causar uma progressão mais rápida da doença em comparação com outras versões do vírus. O vírus da imunodeficiência humana (HIV) infecta e destrói as células do sistema imunológico chamadas células CD4, fazendo com que o número dessas células no corpo diminua.

Quais são os sintomas? Inicialmente a pessoa infetada com VIH não tem sintomatologia. Após contrair a infeção podem existir sintomas semelhantes à gripe: febre; dores de cabeça; cansaço; gânglios inflamados no pescoço e virilhas; Posteriormente, os sintomas tornam-se mais graves, tais como: perda rápida de peso; infeções graves; pneumonia

Como saber se estou infectado pelo VIH?

Como se previne o HIV? Em primeiro lugar, deve saber que o HIV é apenas transmitido quando os fluidos corporais que penetram no organismo de outra pessoa contêm uma quantidade do vírus suficiente para a ocorrência da transmissão. O HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana.

O que é a fase mais avançada da infecção por HIV?

SIDA é a fase mais avançada da infeção por HIV, quando temos um sistema imunitário enfraquecido, com doenças oportunistas. Como evolui a infeção por HIV?

Postagens relacionadas: