Maria belo psicanalista

maria belo psicanalista

Qual a diferença entre ser psicanalista em Lisboa e em Paris?

Ser psicanalista em Lisboa é hoje completamente diferente de ser psicanalista em Paris. Em França é uma coisa de tal maneira do dia a dia que quem vai já sabe mais ou menos o que a espera; não sabe relativamente a si própria, mas sabe relativamente ao processo.

Por que a psicanálise reconcilia-nos um bocado com a ambivalência?

Acho que a psicanálise reconcilia-nos um bocado com essa parte hedionda. É muito difícil vivermos com a possibilidade de um dia nos descontrolarmos e matarmos. Para um psicanalista presumo que seja sumamente apetecível o paciente que contiver a tal ambivalência.

Por que a psicanálise é uma procura de paz?

Exacto. É também uma procura de paz relativamente ao humano. O humano é simultaneamente delicioso e obsceno. O que se passa noutros países, na Jugoslávia ou em Angola, pode de repente passar-se connosco. Acho que a psicanálise reconcilia-nos um bocado com essa parte hedionda.

Você já ouviu falar da palavra “ ambivalência ”? Ela não é muito conhecida, mas tem grande valor para a área da Psicanálise. Se formos olhar no dicionário, iremos descobrir que ela é usada para nomear a existência concomitante e conflitante de dois sentimentos com relação a uma pessoa ou coisa. Não entendeu ainda?

Qual é o conceito de ambivalência?

Qual a importância da Paz para a saúde emocional?

Acreditar na paz auxilia a desenvolver estágios mentais mais abrangentes, saindo do desprezo, da baixa autoestima, guiando-nos no sentido da saúde emocional. Digamos que alguém, por exemplo, tenha escolhido não mais colorir seus cabelos e deixa os fios esbranquiçados aparecerem.

Qual a importância da psicanálise?

O psicólogo ou psiquiatra pode usar este tipo de abordagem para auxiliar no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão e outros tipos de transtornos. No entanto, a psicanálise também pode ser realizada por qualquer pessoa que queira compreender suas experiências pessoais, que tenham problemas de relacionamentos ou dificuldade de concentração.

Por que acreditar na paz?

Quem acredita na paz e faz dela a sua filosofia mais dificilmente se entrega a ações intempestivas, brigas, discussões, ou até mesmo a competições contraproducentes. Acreditar na paz auxilia a desenvolver estágios mentais mais abrangentes, saindo do desprezo, da baixa autoestima, guiando-nos no sentido da saúde emocional.

Qual a importância da Paz de espírito para a composição humana?

A plenitude interna transborda e se espalha por fora. A paz de espírito é um remédio natural para a composição humana. Graças a ela, conseguimos transcender um estado de aprisionamento que nos cega completamente. Deixamos de pensar no que o mundo nos tira e começamos a pensar no que podemos ter agora.

Postagens relacionadas: