Pneumonia sintomas

pneumonia sintomas

Quais são os tipos de pneumonia?

Trata-se de um tipo de pneumonia unilateral, afetando apenas o lobo superior do pulmão direito. Caso clínico 2 – Pneumonia bilateral. A pneumonia bilateral, ou seja, que afeta os dois pulmões, popularmente, por vezes, referida como “pneumonia dupla” (veja imagens de RX).

O que fazer quando a pneumonia é diagnosticada?

Depois que o diagnóstico de pneumonia é confirmado, muitas vezes por meio do exame de Raio-X do tórax, a pneumonia deve ser tratada para que ela não evolua e cause mais problemas ao paciente.

Quais são as causas mais comuns de pneumonia bacteriana?

Bactérias: A causa mais comum de pneumonia bacteriana é pela bactéria streptococcus pneumoniae. Este tipo de pneumonia pode ocorrer por conta própria ou depois de ter resfriado ou gripe. Pode afetar uma parte do pulmão, sendo assim chamada pneumonia lobar.

Quais são os sintomas da pneumonia viral?

A pneumonia viral pode ter sintomas parecidos com os da pneumonia bacteriana, mas costuma ser menos grave, apesar de haver casos fatais. Em geral, o paciente além da febre e da tosse também apresenta sintomas de virose, como dor de garganta, coriza, dor de ...

Qual médico trata os tipos de pneumonia?

Qual médico trata os tipos de pneumonia? O médico que diagnostica e trata todos os tipos de pneumonia é o pneumologista. Esse especialista tem conhecimento profundo sobre as vias aéreas inferiores, o que engloba pulmões, traqueia e pleura (a membrana que recobre os pulmões).

Quais são os sintomas da pneumonia?

De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente. Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

Quais são os diferentes tipos de vírus que causam pneumonia?

Muitos vírus podem afectar os pulmões, provocando pneumonia. Os mais frequentes em lactentes e crianças são o vírus sincicial respiratório, o adenovírus, o vírus parainfluenza e o vírus da gripe. O vírus do sarampo também pode causar pneumonia, especialmente em crianças desnutridas;

O que é a pneumonia e como ela afeta os pulmões?

Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é a segunda doença respiratória mais frequente no Brasil – números que por si só demonstram a importância de saber o que é pneumonia. Por que é importante diagnosticar a infecção pulmonar de forma precoce?

Como descobrir a bactéria da pneumonia?

Quais são as complicações da pneumonia bacteriana?

As complicações da pneumonia bacteriana podem ocorrer em crianças e adultos, no entanto indivíduos com sistema imunitário enfraquecido e idosos estão em maior risco. – Insuficiência respiratória: quando a taxa de oxigênio nos pulmões é muito baixa ou se o dióxido de carbono se torna demasiado elevado, devido a dificuldades respiratórias.

Quais são as causas mais comuns de pneumonia?

Essas bactérias geralmente penetram nos pulmões depois que o indivíduo inala as partículas ou gotículas que são eliminadas por um portador (pessoa infectada) em forma de gotículas de saliva ou secreção nasal. As causas mais comuns de pneumonia adquirida na comunidade são Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.

Quais são os cuidados necessários para a pneumonia bacteriana?

Já nos casos mais graves, quando a pneumonia se encontra numa fase mais avançada ou no caso de bebês e idosos, pode ser necessário ficar internado no hospital para fazer antibióticos diretamente na veia e receber oxigênio. Veja os remédios usados, sinais de melhora e piora, e cuidados necessários da pneumonia bacteriana.

Como é feito o diagnóstico da pneumonia bacteriana?

O diagnóstico da pneumonia bacteriana pode ser feito por um clínico geral e/ou médico pneumologista através de exames, como raio X do tórax, tomografia computadorizada do tórax, exame de sangue e/ou exame de catarro. A transmissão da pneumonia bacteriana é muito difícil e, por isso, o paciente não contamina pessoas saudáveis.

Postagens relacionadas: